quinta-feira, 14 de novembro de 2019

"Dia do pobre"? O que é isso?


Resultado de imagem para jornada mundial del pobre 2019

A Jornada Mundial do Pobre - ou simplesmente “Dia do Pobre” - foi instituída pelo Papa Francisco para ser celebrada no domingo anterior à Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, que encerra o Ano Litúrgico, justamente em preparação a esta solenidade.
Como sabemos, o Papa Francisco instituiu um Jubileu Extraordinário da Misericórdia que iniciou no final de 2015 e foi concluído em novembro de 2016. Os fiéis tiveram a oportunidade de recordar e praticar as obras de misericórdia que se inspiravam no capítulo 25 do evangelho segundo Mateus, justamente o mesmo texto utilizado na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.
O texto trata do julgamento final, no qual tomariam posse do Reino dos Céus aqueles que praticaram as obras de misericórdia com as pessoas com fome, com sede, sem roupa, estrangeiras, doentes, nos presídios - pois o fizeram com o próprio Filho do Homem, misteriosa mas realmente presente nos irmãos mais pequeninos.
No encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco escreveu uma breve carta na qual, além de dar graças a Deus por todos os frutos do jubileu, ele instituía a Jornada Mundial do Pobre, como gesto concreto a ser repetido anualmente.
O objetivo era - além de celebrar liturgicamente e oferecer orações pelas pessoas que padecem as mais variadas formas de pobreza espiritual e material - motivar os fiéis para que fossem uma Igreja em saída que se encontrasse e se solidarizasse com os mais pobres, reconhecendo neles a Jesus Cristo Rei do Universo e lhes servindo, comprometidos com eles na transformação das suas condições de vida, para que todos tomassem posse do Reino dos Céus.
A primeira Jornada Mundial do Pobre aconteceu em 2017, no domingo 19 de novembro. Em 2019, o Dia do Pobre será no domingo 17 de novembro.
Atendamos ao pedido do Papa Francisco e participemos decididamente da terceira Jornada Mundial do Pobre, junto às nossas comunidades, pastorais e movimentos, demonstrando aos pobres que eles são bem-aventurados, já que lhes pertencem o Reino dos Céus e a Igreja, que é o seu sacramento no mundo.
E que a realização anual do “Dia do Pobre” nos motive ao compromisso cotidiano com as pessoas mais necessitadas, como nos ensinam a Palavra de Deus e os Documentos da Igreja, particularmente a sua Doutrina Social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário