A expressão “ideologia
de gênero” é utilizada pelas pessoas que criticam alguns segmentos da sociedade
que, baseando-se nas ciências da saúde e nas ciências humanas - e não em
tradições e costumes religiosos -, propõem aos poderes legislativo, judiciário
e executivo que aprovem a disciplina da educação sexual no ensino fundamental e
médio, com professores e materiais didáticos apropriados, em vista de promover
o respeito à diversidade sexual.
A família - não o
Estado - tem o direito e o dever de oferecer aos filhos uma educação conforme
as suas tradições e costumes, incluindo a educação sexual e as referências
religiosas.
A sexualidade é um tema complexo que não se limita a sua dimensão corporal exterior (órgãos sexuais), mas inclui também a sua dimensão corporal interior (hormônios, neurônios), a sua dimensão psicológica (auto-identificação, emoções, sentimentos, maturidade), a sua dimensão sociológica (cultura, valores, comportamentos, tradições).
A sexualidade é um tema complexo que não se limita a sua dimensão corporal exterior (órgãos sexuais), mas inclui também a sua dimensão corporal interior (hormônios, neurônios), a sua dimensão psicológica (auto-identificação, emoções, sentimentos, maturidade), a sua dimensão sociológica (cultura, valores, comportamentos, tradições).
Os papéis e
comportamentos assumidos pela mulher e pelo homem são culturalmente diversos.
Há culturas onde o homem sai de casa para trabalhar enquanto a mulher cuida do
lar e dos filhos. E há culturas onde acontece justamente o contrário. Em alguns
países, os homens se cumprimentam com um beijo no rosto e caminham de mãos
dadas. Enquanto, em outros países, tais gestos são considerados impróprios.
Muitos pais e
responsáveis - como também instituições e seus membros - não estão teórica e
didaticamente preparados para tratar do complexo tema da sexualidade e, muitas
vezes, oferecem aos filhos uma educação sexual que não promove o respeito à
diversidade.
Alguns segmentos da sociedade têm tratado de impor um modelo de educação sexual sem um suficiente diálogo entre os diferentes agentes sociais e sem a necessária paciência histórica, algumas vezes buscando reproduzir em seus países os resultados obtidos em outras nações.
Alguns segmentos da sociedade têm tratado de impor um modelo de educação sexual sem um suficiente diálogo entre os diferentes agentes sociais e sem a necessária paciência histórica, algumas vezes buscando reproduzir em seus países os resultados obtidos em outras nações.
O resultado deste
diálogo com a sociedade pode incidir em outros temas complexos como casamento
homo-afetivo, adoção de crianças por homossexuais, cirurgias de
trans-sexualidade etc, com seus direitos sociais reconhecidos.
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