segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Quais qualidades deve desenvolver e quais defeitos deve evitar um bom líder cristão?


Imagem relacionada

Um líder cristão é - em primeiro lugar - um discípulo de Jesus Cristo, um membro da Igreja, e exerce essa liderança como uma expressão do seu amor e agradecimento a Deus e um serviço responsável e generoso aos seus irmãos.
Mais que “fazer” e “parecer” o líder cristão “é”, pois sabe que o seu serviço só tem valor se for exercido como testemunho pessoal de tudo o que acredita, e as suas atitudes refletem o que pensa e diz.
Um líder cristão - ainda que possa aprender muito com cursos e livros de treinamentos oferecidos por experientes líderes sociais e institucionais - tem como principal referência da sua liderança a pessoa de Jesus Cristo, na sua relação com os seguidores, discípulos e apóstolos. Por isso, um líder cristão é uma pessoa de oração, que alimenta uma espiritualidade de comunhão com Deus, com as autoridades da Igreja e com os seus irmãos de fé. Tem vida sacramental e lê e medita as Sagradas Escrituras.
Toma a iniciativa para aprender mais e servir melhor e mais adequadamente. Sabe escutar mais e falar menos. Sabe motivar e envolver as pessoas para que participem mais ativamente da vida da Igreja, em comunhão entre as comunidades, pastorais e movimentos. É obediente às recomendações oficiais da Igreja e manifesta com prazer o seu apreço pelo Papa, pelos bispos e pelos padres e diáconos.
Um bom líder estimula o bom entendimento e a reconciliação entre os irmãos de comunidade, e está sempre atento àqueles que enfrentam dificuldades pessoais e familiares, motivando a comunidade para a caridade fraterna. É uma pessoa generosa e trabalhadora, criativa e organizada, alegre e disponível.
Um bom líder corta relações com as fofocas, com o autoritarismo, com a superficialidade, com a autopromoção, com os privilégios etc.
Alguns cristãos têm uma liderança nata, mas a grande maioria dos líderes cristãos se formam através do compromisso com a santidade e com a excelência, sempre em comunhão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário